Crianças entre 7 e 9 anos em acompanhamento psicopedagogico clínico, com dificuldades de aprendizagem, questões emocionais ou neurodivergencias( como TDAH, dislexia, autismo leve entre outros) .
Duração
8 semanas( 1 encontro por semana, com duração de 50 à 60 minutos)
Justificativa
O uso de atividades manuais ( como colagem, recorte, dobradura, modelagem com massinha, pintura, entre outros) promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas, funções executivas, coordenação motora fina e auto expressão emocional, além de favorecer a autoestima e o engajamento da criança no processo terapêutico.
Objetivo Geral
Desenvolver e fortalecer as habilidades cognitivas emocionais e pedagógicas por meio de atividades manuais e lúdicas.
Objetivos Específicos
Estimular a atenção, memória e organização.
Trabalhar coordenação motora fina
Estimular a criatividade e a linguagem oral e escrita.
Promover o autoconhecimento e o reconhecimento de emoções
Melhorar a autoestima e a autoconfiança.
Favorecer a socialização ( em atendimento em dupla ou grupo)
Metodologia
Serão utilizadas atividades práticas e lúdicas, com base, no fazer manual, sempre alinhadas ao diagnóstico e plano de intervenção individualizado da criança
Algumas atividades
Confecção do diário das emoções com recortes e colagens.
Obj: Consciência emocional, linguagem e organização.
Massinha de modelar caseira: criar objetos e personagens.